SÉRIE REALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO Capítulo: Clube de Regastas Oba-Oba do Flamengo

Passo-vos apresentar um clube de futebol brasileiro. Porém, começo por corrigir um erro quanto a sua denominação. Ao nome da instituição esportiva Clube de Regatas do Flamengo deve-se um adendo moral, assim, o nome desse clube brasileiro deveria ser Clube de Regatas Oba-oba do Flamengo. Oba-oba que resume em si significados diversos, tais como: alegria pueril, desmedida e infundada, irreverência, falta de compromisso e seriedade, antiprofissionalismo, amadorismo e festividade.
O clube mais popular do Brasil é também alvo e vítima da sua própria grandiosidade. Aqueles que lá estão muitos até têm amor ao clube, mas é um amor passional do tipo que age impulsivamente, sem razão e seriedade. Como um Pai que de tanto amar ao filho nunca o corrigi e faz todas as suas vontades, prejudicando seu deselvolvimento. Há aqueles também que só amam o que a instituição representa para seus interesses e se aproveitam da exposição e dos lucros financeiros que ela proporciona.
Lá, constantemente confundi-se popular com popularismo, assim, tudo que se faz é pra agradar e satisfazer ao povo, a nação de torcedores que essa entidade possui. Como tudo que é popular no Brasil, acaba por se tornar popularesco. Sim, o popularesco é aquilo que é feito pra agradar as massas, obras, medidas e decisões são tomadas sem um critério de valor, pois, o importante é satisfazer e agradar a massa e dar a ela satisfação, sem pesar suas consequências. Com isso fica evidente a falta de seriedade, pois não se busca fazer o melhor e sim o paliativo, aquilo que engana, o engodo que ilude, numa verdadeira falta de respeito à inteligência do seu povo, da sua nação.
Na noite do último dia 15 de março de 2012, mais uma vez assistimos a manifestação da filosofia do oba-oba reinar em campo num jogo do Flamengo. Em plena disputa da Copa Libertadores, torneio mais importante das Américas, a qual o Flamengo conquistou uma única vez a 31 anos atrás, na era de Zico (ah, bons tempos e bons jogadores que não voltam mais!), quando vencia o jogo contra o Olympia do Paraguai por três a zero até aos 31 minutos do segundo tempo, permitiu que o adversário empatasse o jogo. Em mais uma clara demonstração do espírito oba-oba que impera no clube, pois, em um torneiro tão cobiçado, que deve ser disputado com garra e vontade, “sangue na boca” e com raça, parece não condizer com a postura dos atuais elencos do Flamengo, pois, mais uma vez um time vem no Rio e arranca das mãos do clube carioca a vitória, em uma clara falta de respeito dos adversários com o time e com o futebol brasileiro. Pior do que isso é a falta de respeito do próprio Flamengo com ele mesmo, dos seus jogadores com a sua torcida, dos profissionais com a instituição. Desrespeito esse que vem se repetindo ano após ano, como em 2008, pela mesma Libertadores, contra o América do México, onde, após ter vencido na casa do adversário por 4x2, o Flamengo conseguiu perder de 3x0 em pleno Maracanã, diante de 50 mil torcedores, com dois gols do gordinho Cambañas. Outro vexame ocorreu em 2004, na final da Copa do Brasil, após ter empatado em 1x1 na casa do adversário, diante de 80 mil torcedores que lotavam o Maracanã, contra o Santo André, time da segunda divisão, o Flamengo conseguiu perder o título, sendo derrotado por 2x0. Esses são só alguns dos exemplos do oba-oba na história do maior clube de futebol do Brasil.
O Flamengo a muitos anos se recente de um líder, alguém que tenha mais do que nome, salário alto e fama, que tenha liderança para impor respeito àqueles que vergam a camisa rubro-negra, o manto sagrado que vem sendo tão vilipendiado ultimamente. O que parece é que aqueles que são contratados pelo clube recebem ao chegar uma cartilha, o manual do oba-oba que diz ao atleta como ele deve proceder, são normas e princípios que regem qual deve ser a maneira de agir daqueles que adentram ao clube. Oba-oba que quer dizer: ordem para brincar e amarelar-obrigação de ser baladeiro e antiprofissinal. Parabéns, pois o que parece é que todos que têm passado por lá nos últimos anos, seguem esses princípios de forma disciplinada e obediente.
Sem querer ser profeta do mau agouro, mas vejo que este será um ano triste para história do rubro-negro carioca. Melhor seria o clube fazer uma reflexão e se retirar por um tempo para organizar a casa. Sim, se fosse possível devia se retirar da disputa da Libertadores, desistir do campeonato carioca e pedir uma licença do campeonato Brasileiro para evitar um mal maior e uma desgraça completa. É o melhor a se fazer em respeito a sua imensa e apaixonada torcida que não merece tanto desrespeito, desonra e sofrimento. Porque, ao contrário daqueles que estão lá, a torcida ama ao clube de verdade, de forma incondicional e sem receber nada por isso, sem receber salário, seja alto, em dia ou não. E se resta alguma esperança, ela pode estar nos jovens jogadores que estão sendo formado na base. Quem sabe essa nova geração não mude essa triste sina? Claro, se não se deixarem contaminar pelo vírus do oba-oba.   
      
     
Alex Gomes
19março 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário