Bon e Senso em: Esse mundo sem assunto e a valorização do fútil.


Bon e Senso em:
Esse mundo sem assunto e a valorização do fútil.
(Dois amigos nas esquinas da vida analisam o mundo e suas peculiaridades. Bonifácio da Silva, conhecido como Bon, homem de bom coração que enxerga a vida pelo seu lado positivo e tem esperança nas pessoas. Sensorino Gomes, ou o Senso, é o rabugento, tem uma visão prática da vida e enxerga tudo pelo seu lado mais terrível e não tem esperança nas pessoas.)
Sentados numa mesa de bar na esquina da vida próximo a rua do trabalho, os dois amigos Bon e Senso analisam esses novos tempos contemporâneos.

BON      Você já notou que esse mundo está tão sobrecarregado de informações que nada hoje                 em dia não é de conhecimento de todo mundo?
SENSO   Sim, realmente, com a chegada da internet e o avanço das novas tecnologias, cada vez    mais acessíveis a qualquer um, todo mundo sabe o que está acontecendo quase que no mesmo instante, “full time” com dizem!
BON      Mas veja Senso, o que isto está fazendo com nosso mundo. Estamos ficando sem assunto, sem ter o que contar, porque todo mundo já está sabendo de tudo. Nada mais é novidade, todos têm conhecimento e opinião formada sobre algo que acabou de acontecer.
SENSO   É Bon, estamos vivendo os tempos das informações instantâneas, a todo instante são injetados na nossa mente doses de informações, todas já depuradas, prontas e formuladas, assim, não precisamos nem mais analisar nada, somente digerir aquilo que já nos dão pronto. São como aquelas comidas pré-prontas que é só por no micro-ondas e pronto, ela já sai em condições de ser consumida, sem trabalho nenhum!
BON      Pois, é! Com isso, nada mais é interessantemente relevante, tudo passou a ser tão corriqueiro, banal, nada mais nos surpreende.
SENSO    É mesmo, e com isso veja o fenômeno que está acontecendo, aquilo que antes era fútil, tratávamos como bobagem, ridículo ou desprezível está ganhando valores e status de importante. Hoje, um simples vídeo de uma criança gargalhando ao rasgar um papel ou alguém tomando um escorregão e caindo de cara no chão, se tornou motivo de interesse e atenção.
BON      Incrível, outro dia mesmo, soube da realização do campeonato mudial de video-game. Sim, algo profissional, com prêmios em dinheiro e grandes empresas patrocinando o evento, com participação de público e tudo levado muito a sério. Lembra quando brincar com jogos eletrônicos era só uma diversão e um passatempo?
SENSO    É, e nossos pais brigavam com agente por estarmos perdendo tempo com coisa sem futuro! Outro dia eu soube do campeonato mundia de aviazinho de papel, é, aqueles aviazinhos que fazíamos para ficar jogando da janela ou dentro da sala de aula. Veja só que inacreditável, um campeonato com patrocínio de uma grande empresa de bebida energética e dentro de uma universidade, com direito a participação e apresentação do campeão mundial da modalidade. Tudo muito profissional, com técnicas e regras, tinha até mulher gostosa pra entregar o prêmio ao vencedor.
BON      É Senso, de agora em diante não brigue mais com seu filho quando ele não quiser estudar e preferir jogar video-game ou se ele for para universidade para ficar jogando aviazinhos de papel nos outros, ele pode estar treinando pra ser o novo campeão mundial dessas novas modalidade esportivas.
SENSO    Pois é, o meu filho agora por exemplo, está dormindo, já são quase meio dia e aquele vagabundo ainda está na cama!
BON      Não diga isso meu amigo, você está subestimando seu filho? Ele pode estar somente se preparando para o campeonato mudial de descanso e do menor esforço! 
SENSO   É mesmo! Olha só isso, bem que agente poderia inventar essa nova modalidade esportiva. Vamos convidar a todas as pessoas que conhecemos pra inventar esse novo jogo, algo bem fútil e irrelevante. Vamos fazer um vídeo, divulgar na internet e nas redes sociais e logo todos vão conhecer!
BON      Sim, convidaremos todos pra participar o Mário, o João, a Cláudia, todos estarão aqui, claro, menos a Luisa!
SENSO    Sei, porque, a Luisa está no Canadá?!

BON E SENSO  É, para nooooosa alegria!

Alex Gomes
22 abril 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário